A inspiração levou-nos para a banda desenhada...
Era uma vez uma galinha que conversava com o sol...
As quadras com muitas rimas enchem as paredes da escola...
Nós somos a EB1/JI de Miratejo e queremos dar as boas vindas a quem nos visita. Este blogue destina-se a publicar as actividades que vão sendo realizadas no âmbito do Projecto "Os pintos a crescer e nós a aprender, cientificamente falando e agindo". Agora não são só os pintos a crescer, mas também o Sol a brilhar e nós a inovar e a aprender. Este é o nosso novo projeto. Deixe o seu comentário e utilize mais as energias renováveis. Nós agradecemos e o Planeta também.
terça-feira, 29 de maio de 2012
1º Campeonato Internacional do Energy Game
Duas turmas do 4º ano da nossa escola foram selecionadas para representar o Concelho do seixal no 1º Campeonato Intermunicipal do Energy Game, realizado no âmbito das Comemorações do Dia Nacional da Energia.
A final foi em Cascais e trouxemos o 4º e o 5º lugar.
Adorámos participar!
sexta-feira, 25 de maio de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
O tratamento de dados das contagens
No decorrer das nossas experiências fomos fazendo o registo de consumos diários.Daí surgiu uma tabela de dados dos consumos efetuados para sabermos qual foi o nosso consumo e qual a sua equivalência em euros.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Energy Games
Com o apoio do departamento de energia da C. M. do seixal podemos fazer jogos sobre energia . No início ouvimos atentamente as explicações e regras de funcionamento do jogo, dadas pelo Eng António Biscaia. De seguida demos o nome ao grupo e escolhemos o personagem com quem iamos jogar.A partir daí foi só carregar no monitor.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Construção de fornos solares
Aqui demos asas à nossa imaginação e usámos um pacote de leite forrado com cortiça e alumínio.
Para a construção de um dos fornos usámos uma caixa de cartão, esferovite e papel de alumínio.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
O Forno Solar
Para agradecer a visita dos nossos colegas do 7.º ano, que nos ajudaram com as experiências, cozinhamos estas delciosas bolachas no forno solar. Tem sido muito divertido, poder cozer pão, bolos e depois oferecer aos convidados ou a alguns meninos que se esquecem de trazer o lanche.
O Carro Solar
Os colegas do 7.º ano, antigos alunos da escola, ajudaram-nos a construir este carro solar. Foi muito divertido, tudo o que aprendemos e ficámos a saber sobre a energia solar. Obrigada por nos terem proporcionado estas atividades tão interessantes. Obrigada também ao professor Paulo Sousa e à professora Paula Alves, nossos parceiros neste projeto. Voltem sempre!
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Atividades experimentais dinamizadas por alunos do 7ºA e 7ºE
Terá a inclinação do painel solar influência na produção de energia?
Energias renováveis e não renováveis De quantas maneiras podemos acender uma lâmpada? Construção do forno solar com lata de pringles .
Energias renováveis e não renováveis De quantas maneiras podemos acender uma lâmpada? Construção do forno solar com lata de pringles .
O sol a brilhar, os pintos a crescer e nós a inovar e a aprender (Novo Projeto ao Concurso Fundação Ilídio Pinho)
Esta candidatura pretende dar continuidade ao projeto “Os pintos a crescer e nós a aprender, cientificamente falando e agindo”, vencedor do 3.º prémio, na categoria do 2.º escalão “Ciência na Escola, 9.ª Edição. Investindo uma parte substancial do prémio na aquisição de um painel solar e de um forno solar, a escola tem a pretensão de desenvolver um novo projeto, procurando utilizar recursos materiais/naturais e uma fonte de energia alternativa (solar) tendo em vista uma gestão sustentável de todo o projeto. É também nosso propósito que os alunos concluam quais as vantagens da utilização da energia solar, através de diversas experiências, nomeadamente a medição da energia elétrica e da energia solar em diversas utilizações.
Objectivos:
- Promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;
- Promover atitudes de análise, reflexão e discussão de ideias e resultados a partir de actividades experimentais.
- Proporcionar aos alunos atividades de exploração que enriqueçam as suas vivências diárias.
- Reforçar as aprendizagens teóricas através da manipulação e do contacto com diversos materiais, de modo a tornar as aprendizagens mais significativas.
- Sensibilizar os alunos para as actividades experimentais proporcionando o contacto com o método científico, explicitando as diferentes variáveis e fatores ambientais (água, luz) que podem influenciar o crescimento dos seres vivos.
- Envolver / sensibilizar toda a comunidade educativa para a temática das energias renováveis.
quarta-feira, 2 de maio de 2012
As Nossas Mensagens
Os nossos alunos quiseram sensibilizar a população para uma maior utilização das energias renováveis e fizeram uns desdobráveis que depois distribuíram. Também fizeram uns cartazes sensacionais e claro o logótipo do projeto.
Ação de sensibilização do Gabinete de Energia da Câmara Municipal do Seixal
O engenheiro António Biscaia do Gabinete de Energia da Câmara Municipal do Seixal esteve na nossa escola e explicou-nos o que é a energia, as atitudes a adotar para não haver desperdícios de energia. Também nos falou da necessidade de recorrermos a uma maior utilização das energias renováveis, como forma de melhor se preservar os recursos naturais
terça-feira, 1 de maio de 2012
Constantino, o espantalho que vivia numa escola
Os alunos do 4.º ano escreveram e ilustraram uma história: Constantino, o espantalho que vivia numa escola. A história retrata um espantalho que ganha vida com a colocação de uma bateria carregada através do painel solar.
Subscrever:
Comentários (Atom)



