Perante a questão problema:
"Os pintos alimentados unicamente a ração terão o mesmo desenvolvimento que os pintos alimentados a milho, couves, farelo e outras iguarias?"
"Será que a alimentação e as condições de vida do pinto influenciam o seu desenvolvimento?", os alunos colocaram várias hipóteses e no final da experiência puderam verificar se as suas hipóteses estavam correctas ou não.
Vejam aqui algumas das etapas deste processo.
A primeira pesagem dos três pintos do aviário e dos três pintos da capoeira:
A pesagem da 2.ª semana:
A pesagem da 5.ª semana:
A pesagem da 6.ªsemana:
A última pesagem e os resultados da experiência
Leiam aqui os resultados das pesagens e as conclusões desta experiência:
Esta ave pesava, em 01/03/2011, 369g.
Neste momento, após dois meses a viver num ambiente que simula um aviário e depois de ser alimentada unicamente a ração, pesa 2,420kg.
Engordou 2,051kg.
A galinha careca que pesava 212 g, em 01/03/2011, depois de viver no aviário, pesa 1,860 kg.
Engordou 1, 648 kg
A galinha castanha pesava, em 01/03/2011, 496g.
Criada no aviário, pesa, neste momento, 2560 kg.
Engordou 1,936 kg.
Os pintos da capoeira:
O pinto preto, criado na capoeira, pesava em 01/03/2011, 375 g
Neste momento, pesa 860g.
Engordou apenas 485 g.
Neste momento, a diferença de peso entre esta ave e a sua congénere do aviário é de 1,560 kg.
Em 01/03/2011, esta ave pesava 486g.
Neste momento, pesa 1,010 kg
Engordou 524 g.
A diferença de peso entre esta e a ave castanha do aviário é de 1,550 kg.
Não podemos apresentar os resultados finais das pesagens dos pintos carecas, pois a ave da capoeira sofreu um acidente e foi impossível efectuar a última pesagem.
No entanto, pelos resultados apresentados, facilmente se conclui que a alimentação e as condições de vida dos pintos influenciam o seu crescimento e desenvolvimento. Em ambiente fechado e alimentadas exclusivamente a ração, as aves do aviário engordaram muito mais.
Após conclusão da experiência e já com as aves do aviário a viver na capoeira, em ambiente aberto e com um tipo de alimentação mais variado e saudável, tem-se vindo a verificar que estas se mantêm juntas e não se integram no grande grupo. Continuam a alimentar-se de ração e não procuram outros alimentos.
3 comentários:
Grande experiência!
É muito importante os alunos terem contacto com a realidade e saberem de onde vem aquilo que comem.
O meu sobrinho, aqui em casa, não fala de outra coisa.
Parabéns!
Maria Albertina
Parabéns pelo excelente trabalho.
Uma escola cheia de dinamismo e actividades que entusiasmam os alunos.
Adorei este blogue.
Maria Emília Freitas
É com projectos como este, que os alunos mais facilmente aprendem e apreendem a realidade e adquirem conhecimentos. Muito obrigado aos professores por trazerem estas vivências para a escola.
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